Texto Base: JOÃO 20.24-29

Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus.Disseram-lhe, pois, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele disse-lhes: Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei.E oito dias depois estavam outra vez os seus discípulos dentro, e com eles Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco.

Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente.E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu!Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram.

A situação de Tomé é semelhante a de milhares de pessoas neste mundo. Incrédulos, dependentes de ver para crer. A incredulidade é o oposto da fé. E sem fé é impossível agradar a Deus! Tomé foi um dos discípulos que caminhava com Jesus Cristo. Viu cada milagre, ouviu cada ensinamento, foi testemunha viva, dos acontecimentos que hoje lemos na Palavra de Deus sobre Jesus. E mesmo assim, não acreditou quando lhe contaram que Jesus tinha ressuscitado.

Hoje, Jesus continua falando conosco através de sua Palavra. São os mesmos ensinamentos, as mesmas coisas que Tomé ouviu há mais de 2 mil anos atrás. E ainda assim existem “Tomés” na Terra. Mas, outros, que não tiveram o privilégio de andar com Jesus, de o verem face a face, creram. São os “bem aventurados”, como disse Jesus, que não viram, mas creram. Como acreditar em algo que não vemos, só ouvimos falar, mas, resolvemos seguir, largando tudo o que possa nos afastar dele?

1.    Ouvindo. “A fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus” Romanos 10.17
Ouvir o que Jesus tem a falar para nós. Parar, e dar um tempo para escutar ao Senhor. Jesus é a Verdade, e quer que conheçamos esta verdade. Qual? Que por tanto nos amar, entregou a própria vida, morreu por nós, para que só assim pudéssemos alcançar nossa salvação.

2.    Vendo. “Se creres verás a glória de Deus” João 11.40
Quando ouvimos as maravilhas que Jesus pode fazer em nossas vidas, nossa fé cresce. É só olhar ao redor! Quem poderá nos livrar de tamanha tribulação em que vive o mundo? E agora olha o quanto Cristo pode transformar uma vida!

Conclusão: A questão não está em ver ou não ver Jesus, mas em acreditar que o seu poder nunca morreu e nunca morrerá. E que está a nossa disposição, basta crermos! E para isto, não precisamos de sinais, mas de fé!